Sabedoria e riqueza

Sabedoria e riqueza

Sabedoria e riqueza

Sabedoria e riqueza, dois substantivos que dificilmente se harmonizam na mesma pessoa. Lembra de alguém que seja sábio e rico? É comum o rico esperto ou de sorte ou bem assessorado… mas sábio? Aquele que possui conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas? É mais difícil. A maioria dos bens são acumulados à custa de prejuízo para o outro. Por isso,  a estes  Tiago alerta: “Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo” (Tg 5,3). O rico, comumente, tem no curriculo a exploração do próximo.

Tesouro – Sabe quem disse isso? Jesus: “É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus” (Mc 10,25). Uma afirmação pesada, não acha? Parece que há tantos ricos bons!  Sim, foi exatamente diante de um desses que Jesus fez esta afirmação. Lembra do jovem rico? Foi diante dele. O jovem disse que já amava a Deus de todo o seu coração e ao próximo como a ele mesmo. E se atreveu a perguntar: “e o que mais posso fazer?”  Aí veio o que ele não queria ouvir: “Vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu!” Ah! Disso ele não gostou: Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens  (Mc 10,22).  Aí Jesus disse a frase famosa: difícil um rico entrar no reino de Deus!

Sabedoria – Por que é difícil? Porque o rico está apegado ao que tem. Ele aceita até fazer algum sacrifício, amar a Deus , mas abrir mãos de seu bens, por pouco que seja, não! É vão esperar que diga: “Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da Sabedoria”  (Sb 7,8). Muito difícil. Também é arriscado sonhar que, quem possui  saúde de ferro, quem gosta do  brilho do ouro,  diga em relação à Sabedoria:  “Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que da claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue”  (Sb 7,10).  É pedir muito!

Visibilidade – Com Salomão foi diferente. Ele preferiu a Sabedoria. E aí, o que aconteceu? Não ficou pobre. Os bens lhe advieram por consequência.  “Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos inumeráveis riquezas” (Sb 7,11). Coisa que parece impensável!     Contudo Deus pode permitir que alguém seja do bem e, ainda, seja rico. Importa o coração.Deus vê o coração dos ricos avarentos e dos desapegados. Ele conhece o pobre rico, apegado a suas poucas coisas,  e conhece também o rico pobre, que reparte. “Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4,13). Ele tudo vê.

Observe quem tem sabedoria, quem tem riqueza ou ambas. Nem sempre riqueza e sabedoria estão juntas na mesma pessoa. Você, por exemplo,  consegue conciliar seu bem-estar com a ajuda ao próximo? Não importa quanto precisa ter para repartir. O que vale é o tamanho do coração. É um bom termômetro. Riqueza conta para nós e para o Senhor. Que  tal olharmos também para o que conta diante dele? É o que nos convém.

    Eu, diante da palavra

Rico não entra no céu
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus.” (Mc 10,25).

Sou apegado às minhas coisas?

Avaliar a riqueza como nada
8 Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da Sabedoria. (Sb 7,8)

Que valor dou à riqueza?

Mais que saúde e beleza; a claridade se extingue
10 Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que da claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue  (Sb 7,10).

Amo a saúde e a beleza acima de tudo?

Tudo vê
13 Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hb 4,13).

Passarei vergonha neste dia ao verem o que ando fazendo?

 Minha prece

Ensinai-me, Senhor, a contar meus dias
c considerando o bem que pratico.
Infundi em mim a sabedoria que vem do alto.
Quero acumular tesouro que não seja consumido pela traça
e que eu possa levar
quando partir desse mundo.
Olhai para mim
e ajudai-me a renovar meu coração.
Senhor, voltai-vos para mim
e tende piedade e compaixão de vosso servo!