Compaixão com os que erram

Compaixão com os que erram

Compaixão com os que erram

Não é comum. Normalmente os que erram são malhados. Ou não?  Claro que são. Quem não critica os que erram? Quem se sabe fraco. O orgulhoso não perdoa os que erram porque tem um alto conceito de si, acha-se bom, perfeito. Aquele que é bom, “sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza” (Hb 5,2). O orgulhoso vive na ignorância. Ele erra, mas não assume seus erros, não é humilde. É cego.

Fé – Ao cego, Jesus perguntou: : “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. Jesus disse: ‘Vai, tua fé te salvou’. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho” (Mc 10,51). Quem curou o cego? Não, não foi só Jesus. A fé do cego e o poder de Deus. Apesar de que Deus tudo pode. Contudo, sem a fé, o milagre não ocorreria, pois Jesus não operou milagre entre os seus conterrâneos que não acreditavam nele. Por ter encontrado fé, Jesus conseguiu curar o cego.

Cantai – A consequência da cura do cego? Ele ficou alegre, grato, “recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10,51). Sentia um misto de alegria e gratidão. O mesmo aconteceu com o Israel, quando resgatado da escravidão do Egito. Cuidou para não se afastar daquele que o libertou.  Os líderes conduziam o povo e velavam para que não se esquecessem dos grandes feitos do Senhor. Aclamai a Jacó alegremente, cantai hinos à primeira das nações! Soltai a voz! Cantai! Dizei: ‘Senhor, salva teu povo, o que restava de Israel!’ (Jr 31,7). O Senhor o continua salvando e amparando. Quantos soltam a voz cantando a ele hinos de louvor? Poucos.

Compaixão – Deus tem compaixão dos que erram e se emendam, assim como teve do povo hebreu que se afastou dele. “Vou trazê-los das terras do Norte e reuni-los dos confins do mundo. Entre eles vêm o cego e o coxo, a mulher que vai ser mãe e a que já deu à luz. É uma grande multidão que regressa. Eles partiram com lágrimas nos olhos, e Eu vou trazê-los no meio de consolações.  Levá-los-ei às águas correntes, por caminho plano em que não tropecem. Porque Eu sou um Pai para Israel” (Jr 31,8-9). Como o povo hebreu, hoje muitos se afastam dos caminhos do Senhor. Não o reconhecem mais. Contudo, o Pai sempre está pronto a acolher o que se dispõem a voltar.

Deus tem compaixão dos que erram. Ainda bem que ele está sempre disposto a perdoar.

 Eu, diante da Palavra

O Senhor salva o que resta
7Assim diz o SENHOR: Aclamai a Jacó alegremente, cantai hinos à primeira das nações! Soltai a voz! Cantai! Dizei: ‘Senhor, salva teu povo, o que restava de Israel!’ (Jr 31,7)

Tenho consciência que o Senhor me salva?

A fé salva o cego
51 Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. 52 Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. (Mc 10,51)

A fé do cego o salvou. E a minha?

Compaixão dos que erram
2 Ele sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza.(Hb 5,2)

Eu também sei?

Minha prece

Senhor,
Dás vistas ao cego,
Levantas o abatido.
Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou pecador.
Entretanto, quero me colocar  no teu caminho,
trilhar o caminho da fé, sem me cansar.
Cura minha cegueira para que
Eu não me canse de contemplar tua glória.
Assim seja.