Bem-aventurados os puros

Bem-aventurados os puros

 Bem-aventurados os puros

Que significa puro?  Significa que não tem mistura ou impurezas, que não foi turvado.  Aplicado à pessoa, este conceito incomoda. Quem não tem alguma impureza por dentro? Quem não possui pensamentos ou sentimentos que sejam turvos pelo ressentimento, pela maldade? Quase todos.

Palmas –  Talvez os puros não formem uma multidão muito grande. Todavia, estes são os privilegiados. Estes estarão em pé, diante do trono do Cordeiro, como indica João. “9Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão” (Ap 7,9). Foram vitoriosos na pureza, por isto se acham com vestes brancas e palmas na mão. Você acha que estará entre estes?

Recompensa – O problema é que para estar entre estes há um preço a pagar. O preço de resistir à tentação, à perseguição do mal.  Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt 5,12). Exato. Perseguiram os profetas, os primeiros cristãos, perseguem hoje os cristãos em muitas partes do mundo. Onde não há perseguição religiosa, muitos cristãos são tentados a viver como não cristãos. Em que casos? Quando adoram o consumismo, o dinheiro, o poder, o prazer. São ídolos que turvam espírito. Aqueles que usarem dos bens sem se apegarem, serão vitoriosos.  Mas, é difícil.

Pureza – Quem de nós não comete pequenas infidelidades em relação às verdades ensinadas pelo Senhor!  É preciso cuidado. É vencendo nas pequenas batalhas que garantimos a vitória final. “2 Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. 3 E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro  (1Jo 3,2-3).  A esperança de ver Deus como ele é, passa pela pureza. Através dela veremos a Deus como ele é.

Somos tentados a sermos impuros.  Contudo, bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!” (Mt 5,8). Que o nosso coração resista, como fizeram os santos. A pureza de coração nos fará ver a Deus como ele é.

 Eu, diante da Palavra

Foram salvos,vestes brancas
9 Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão (Ap 7,9-10).

Estarei entre estes?

Perseguição
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. (Mt 5,12).

Nas perseguições, permaneço fiel ou reclamo contra Deus?

Ver a Deus
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! (Mt 5,8).

Estou me tornando cada vez mais puro de coração?

Tornar-se puro
2 Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.
3 E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro 
(1Jo 3,1-3).

Tenho me tornado cada vez mais puro ou  mais impuro, cheio de maldades?

(  Veja esta apresentação!)

Minha prece

Senhor, quem poderá subir à tua montanha?
Quem habitará no teu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
o que não invocou o teu nome em vão.
Este será abençoado  e recompensado por ti, Senhor.
Quero ser santo, como tu és santo!