Reunirá todos

Reunirá todos

A morte é certa, mas não preocupa quando se espera viver muito. “Feliz quem esperar e alcançar mil trezentos e trinta e cinco dias!” (Dn 12,1). Claro, quem não quer longa vida?

Herança – Uns dias a mais por causa da qualidade de vida, uns dias a menos, e a máquina parará. Todos repousarão. E quando você repousar, que vai acontecer?  “Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos” (Dn 12,13). Após fechar os olhos para este mundo, aparecerá a herança. Cada um já sabe se será boa ou ruim. Como já sabe? Pelo tipo de vida que leva.

Inimigos – Sabemos como devemos viver. O Mestre ensinou.  O resultado da vida que ele viveu foi que, após a morte, “ logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus, onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés” (Hb 10,12-14). Os inimigos dele perderam; ele venceu. Serão postos como pequeno banco para descanso dos pés do Senhor. Esse é o destino de seus inimigos. E os seus amigos? Irão receber o lugar junto a Deus que o Senhor preparou para eles. É o destino dos bons. “Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos” (Dn 12,13). Ele reunirá a todos.

Santificação – Os escolhidos e os que se alijaram do Senhor presenciarão a vinda dele. “Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória” (Mc 13,26). Porém os que lhe foram fiéis terão sorte melhor. “Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu”  (Mc 13,26-27). Quem serão os escolhidos? Os que acolheram a santificação e com ela plasmaram suas vidas. Ou seja, a graça santificante recebida no batismo, não foi em vão. “Por uma só oblação ele (Jesus) realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação” (Hb 10,12-14). Esta santificação é o que agora interessa, pois, garantirá o depois. Como garantirá o depois?

Reunirá – Ele reunirá os que recebem a santificação e vivem segundo ela. Você vive segundo a graça que recebeu no batismo? É preciso estar preparado, pois a vinda do Senhor poderá acontecer a qualquer momento: após um acidente de trânsito, após uma doença fulminante ou  no fim dos tempos. “Muitos serão limpos, acrisolados e provados. Os ímpios agirão com perversidade, mas nenhum deles compreenderá, enquanto que os sábios compreenderão” (Dn 12,10). Importa viver de modo que, quando ele vier, você possa estar entre os escolhidos, os que receberam a santificação. É o que vale a pena. Ela há oferecer a estes a felicidade que não conhecerá fim.

Você já foi escolhido pelo Senhor e recebeu a santificação; resta permanecer e viver como santificado ou desistir. Qual a sua escolha?


Eu, diante da Palavra

 Morrerá e ressuscitará
12 Feliz quem esperar e alcançar mil trezentos e trinta e cinco dias!
13 Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos
(Dn 12,1-13).

Vivo de modo a merecer esta herança?

Reunirá os escolhidos
26 Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória.
27 Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu
  (Mc 13,26-27)

Se o Filho voltasse agora eu estaria de bem com ele?

Realizou a perfeição dos que recebem
12 Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus,
13 onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés (Ps 109,1).

Os meus inimigos são as diversas formas de pecado. Vivo com eles ou longe deles?

(Veja esta apresentação em power point!)

Minha prece

Ó Senhor, sois minha herança e minha taça;
Meu destino está seguro em vossas mãos!
Estais sempre ante meus olhos,
Pois se estais a meu lado não vacilo.
Vós me ensinais o caminho para a vida.
Junto a vós, felicidade sem limites.
Ajudai-me, Senhor, a merecer esta herança maravilhosa!