Jesus Rei de que reino?

Jesus Rei de que reino?

Jesus Rei de que reino?

Hoje há poucos reis. Entretanto se sabe o que significa ser rei. Significa poder, majestade, pompa. Quem não gostaria de ser rei?

Verdade –Contudo, Jesus inaugura novo conceito de rei. Já imaginou aquele judeu da Galiléia se dizendo rei? Talvez fosse de dar risada mesmo: “Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei” (Jo 18,37). Ele não combinava com a majestade dos reis. De repente, ao invés de falar do seu poder, dos exércitos, do luxo, ele envereda para um outro lado e tenta explicar um pouco mais sua condição de rei:  “É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18,37). Ele é do reino da verdade. Você também?

Todos os povos – O reino dele soava estranho. Ele,  então, continua:  “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36). De onde seria, então?” ficaram pensando os ouvintes. “Está louqueando” pensariam outros. O reino dele é primeiramente interior. Por consequência, claro que influi no reino terrestre. Todavia, é iminentemente um reino espiritual. Ele é um rei que não tem exércitos como os reis da terra. Tem realeza, mas não tem fronteiras.  “A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14). É um reino que não será abatido. Dá para ver como era incompreensível esse tipo de reinado, comparando-se com os reis do mundo.

Soberano – Era incompreensível mesmo? Ainda é incompreensível. “Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra” (Ap 1,5).  O reino de Jesus é primeiramente espiritual. Quem reina, por exemplo, no seu coração? Possivelmente nenhum rei como aqueles de palácios modernos. Talvez reine algum, de natureza interior, como a sede de dinheiro, como o prazer de mandar nos outros, a agressividade, a preguiça de fazer o que deve,  o poder de só fazer o que lhe dá prazer. Neste sentido não há poucos reis. Há muitos reinando no território dos corações. Quais reinam no seu? Há lugar nele para Jesus Rei do Universo? Enfim,  há muitos reis regendo as mentes e os objetivos das pessoas.

Vem – Que significa celebrar Jesus, Rei do Universo neste contexto? Significa acolher aquele que nos ama.”Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue  6 e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos!” (Ap 1,5). Significa abrir espaço para ele. “Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram” (Ap 1,7). Ele virá, no final dos tempos receber o mundo.

Até lá, que ele não compita com os deuses que disputam nossos corações. Seja o único.  Que ele seja para cada um de nós o Rei dos reis!

 Eu diante da Palavra

 Jesus é Rei
37 Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz.   (Jo 18,37).

Ouço também?

Império jamais será destruído
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído (Dn 7,14).

Eu também dou glórias ao Senhor?

Ei-lo que vem
7 Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém (Ap 1,7).

O resultado de minha apresentação diante dele, será, por ventura, lamentação?

(Veja esta apresentação em Power Point!)

Minha prece

Senhor, formastes o universo de modo inabalável e preciso.
São sinais de vossa grandeza.
Tudo o que criastes é belo.
Refulge a vossa beleza e santidade na vida das pessoas, na natureza,
No céu e sobre a terra.
Sois Rei do Universo.
A vós nossa reverência e gratidão.