Preparar o caminho

Preparar o caminho

Estamos a caminho.  Para onde? Para o fim deste mundo e para um outro reino.  Nossa vida é um caminho para ele. “Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Lc 3,4). Preparai o caminho do Senhor! Infelizmente é uma voz que ainda clama no deserto. Poucos a escutam. Você a ouve?

Justiça – Contudo, muitos haverão de se lembrar dela, ensinando como preparar o caminho do Senhor: “Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus” (Br 5,2). Muitos insistem em valer-se da justiça humana, segundo seus próprios critérios. Não dão atenção à natureza divina da justiça. Erro crasso. Enquanto as pessoas não se cobrirem com o manto da justiça divina, as injustiças proliferarão. Pois, não há poder terreno que dê conta de multidão que age injustamente.

Compreensão – É uma forma de manifestação da caridade.  “Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão…” (Fl 1,6). Quanta falta de compreensão existe em pequenas coisas, no trato entre pessoas que trabalham juntas, entre marido e mulher, entre irmãos, entre pais e filhos, entre patrões e empregados! E se pensar que a maioria destes são batizados? Fica difícil compreender, pois que no coração deles está a graça divina. Comportamento incompreensível.

Obra iniciada – Há uma obra iniciada no dia do batismo. A pedra fundamental do edifício da vida segundo Cristo foi lançada: a graça. “Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo” (Fl 1,6). Basta que cada edificador siga o projeto do divino arquiteto. Há uma  obra iniciada por Jesus no mundo e iniciada  no coração de cada batizado. Cada um destes tem consciência desta realidade? É crescendo na justiça, na compreensão, na caridade, que damos andamento na obra iniciada em cada um de nós por Jesus Cristo. Que obra ele iniciou? A obra da santificação. Se colaborarmos com ele, poderá dar acabamento ao trabalho de nossa redenção. Que destino estamos dando à obra iniciada por Deus em nós? A salvação depende de Deus e de cada um. A parte dele está feita.

Com este espírito de justiça, de compreensão, de caridade, estamos preparando  o caminho do Senhor. Ao mesmo tempo estamos dando continuidade à obra de salvação que ele começou em cada um de nós. Obstar o andamento desta obra é perigoso. Poderemos nos arrepender. Aí poderá ser tarde.

   Eu, diante da Palavra    

Preparar o caminho
4Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas  (Lc 3,4).

Que caminho deve ser preparado?

Justiça
Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus (Br 5,2).

Passo o dia coberto com o manto da justiça ou da injustiça?

Obra excelente
Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo (Fl 1,6).

Há uma obra espiritual em mim iniciada. Estou dando continuidade a ela?

 Minha prece

Senhor, reconduziste teu povo que caiu prisioneiro.
Por isso sua boca encheu-se de sorriso
e seus lábios, de canções.
Posso também dizer: Maravilhas
fez comigo o Senhor!
Basta reconhecê-las.
Exultarei de alegria!