Ele já está entre nós

Ele já está entre nós

Ele já está entre nós   

O rei já está presente em nosso meio, afirma-nos o profeta Sofonias. “O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti” (Sf 3,15). Porém, quem o reconhece? E se o reconhece, quem lhe devota reverência, atenção?

Sandália – Ele é soberano, e muitos não se sentem dignos o suficiente para aproximar-se de seus pés. João “tomou a palavra, dizendo a todos:  Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias” (Lc 3,16). Você se sente  digno de desatar a correia da sandália do Senhor? O nível de dignidade passa pela avaliação daquele diante de quem nos encontramos e de nossa situação. O que é mais fácil, reconhecer a dignidade do Senhor ou nossa indignidade perante ele? Importa se preocupar em aumentar o nível da dignidade pessoal

Preocupações – Apesar de indignos de nos aproximarmos do Senhor, ele não se afasta de nós. Está sempre a nos acolher, apesar de nossas faltas. “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Fl 4,6). A inquietação em si, é ruim. A preocupação com algumas coisas, sem perder a confiança em Deus, deve ser colocada nas mãos de Deus. Basta-nos a luta para a obtenção do que nos é necessário, como João indicou aos soldados que lhe perguntavam: E nós, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo” (Lc 3,14). Levar uma vida digna é vontade de Deus, sem a excessiva preocupação com o dia de amanhã.

Anunciar – Que inquietação não pode terminar? A de anunciar a boa nova através do exemplo de vida ou pela voz, como fazia João  Eleanunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações” (Lc 3). Faltam hoje pregadores pelo exemplo.  São necessárias mais pessoas anunciando a Boa Nova nos dias de hoje, como fez João no seu tempo. Sobretudo, hoje é importante lembrar, através da fé, que o rei já está presente entre nós. Podemos encontrá-lo, especialmente  na Eucaristia, nas Sagradas Escrituras, na pessoa do Irmão.

            O Senhor já está entre nós e veio nos trazer a paz. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Fl 4,7). É uma paz duradoura, que leva á convivência pacífica. Dessa forma poderemos aguardar com tranquilidade a segunda vinda do Cristo, quando receberá o mundo para entregá-lo ao Pai. Ele já está entre nós e pode nos ajudar para que, estejamos preparados para sua volta.

 Eu, diante da Palavra

Rei presente
15 O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; (Sf 3,15).

De que modos você consegue visualizar o Senhor entre nós hoje?

Dignidade
João tomou a palavra, dizendo a todos:  Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; (Lc 3,16).

Você se sente  indigno de desatar a correia da sandálias do Senhor?

João anunciava
18É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações. João anunciavam  (Lc 3)

Você também anuncia?

 Minha prece

Senhor, confio em vós e nada temo;
Por isso quero invocar vosso santo nome, anunciar vossas maravilhas
entre os povos
Quero proclamar pela palavra e pelo exemplo
que viestes trazer a paz.
Preciso vivê-la, como vós esperais.
Desse modo poderei  me preparar
para vossa segunda vinda.