Um lugar para o Senhor

Um lugar para o Senhor

Um lugar para o Senhor

A humanidade caminhava errante. Como hoje? Sim, como hoje. Há mil opiniões. Sobretudo, há teorias indicando como se deve viver. Há muitas religiões, há muitos pregadores, há profetas e falsos profetas. A quem ouvir?

É preciso escolher. O cristão tem um critério: ouvir aquele que fala de forma coerente com o que foi ensinado pelo enviado do Pai, pois,  um menino nos nasceu, um filho nos foi dado  (Is 9,1). Este é o enviado. Sim, quem falar de acordo com este Menino, deve ser ouvido.

O que este menino veio fazer? Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade  (Tt 2,12).  Renunciar à impiedade e às paixões mundanas. Coisa complicada no mundo de hoje. Como fazer isto? Antes: quais são as impiedades que vivemos, que você vive? Perguntas como esta nos colocam de mo mais concreto diante do ensinamento da Carta a Tito. Que paixões mundanas eu vivo? A partir desse autoexame se pode avançar para a segunda parte da reflexão: vivo com sobriedade, justiça e piedade? Ele veio para nos ensinar.

Sabia que neste mundo quase não há lugar para quem tenta viver e ensinar uma doutrina desse teor? Essas pessoas são discriminadas. Quase não há lugar para elas, como não houve também para Jesus. E (Maria) deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria   (Lc 2,7). Que papelão deste mundo, hein! Não ter lugar para receber o Salvador!

Papelão deste mundo? E nós? Não podemos apenas apontar o dedo para os outros.  E nós o recebemos como devíamos? Há que se por a mão na cabeça. Precisamos caminhar neste mundo com Jesus. Mais: É preciso dar a ele um lugar no nosso coração. Deste modo ele caminhara intimamente conosco. Onde formos, ele estará conosco, nos ensinando como agir, como viver. Para isto ele veio.

Concedamos a ele o lugar que ele merece!

 Eu, diante da Palavra

 O Senhor nos foi dado:
5 porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado  (Is 9,1).

O que este fato modificou sua vida?

O que veio ensinar
12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade.  (Tt 2,)

Ele ensinou. Sua vida manifesta que você aprendeu?

Não havia lugar

7 E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria   (Lc 2,7).

E no seu coração, você tem dado lugar para ele?

           Minha prece

Senhor Jesus, quero cantar a alegria
de teres vindo ao mundo me ensinar como chegar ao Pai.
Quero que a terra inteira cante comigo!
Bendigo teu santo nome!
Quero anunciar a salvação que trouxeste,
manifestar tua bondade e teus prodígios!
Vieste para governar  o mundo com justiça
e resgatar o meu coração para ti,
assim como de todas as demais pessoas.
Quero que estejas no meu coração.
Este é o lugar que mereces em minha vida
Da mesma forma quero contribuir
para que tenhas um lugar no coração das pessoas
com quem convivo, com quem trabalho,
com que encontro.
Assim seja.