Quem é o Filho amado?

Quem é o Filho amado?

Quem é o Filho amado?

Em Jesus a glória do Senhor se manifestou. Em Jesus ou na ressurreição? Em Jesus e na sua ressurreição. Ele é a imagem do Pai e na sua ressurreição demonstrou o que acontecerá com quem viver como ele ensinou. Será o triunfo da humildade.

Servo – Quem for humilde  como Jesus e Maria sua mãe, conseguirá que a glória do Senhor se manifeste em sua vida. Na pessoa humilde se manifestará também algo da glória divina. “Então se manifestará a glória do Senhor e todo o homem verá a sua magnificência, porque a boca do Senhor falou” (Is 40,5). O Senhor manifestará sua predileção por aquele que lhe é fiel. Foi o que  promete a quem se fizer seu servo. Não viu o que ele disse em relação ao Filho?

    Amado – E do céu fez-se ouvir uma voz:«Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência» (Lc 3,21-22). Em nós também Deus põe sua afeição. E o que fazemos com ela? Ele ama cada um de nós. “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão” (Is 42,6). Está aí o chamado do Senhor. Dizendo o que? Seja justo. Não tenha medo. Eu caminho com você, segurando sua mão. Observou como é o amor de Deus? É um amor presença, amor daquele que  não abandona.

    Impiedade – Apesar de Deus usar de misericórdia para com todos, especialmente para com os que erram, são muitos os que vivem na impiedade. Sabe o que fazem? Não têm compaixão dos outros. Maldizem, maltratam, matam fisicamente ou psicologicamente o próximo. Os que agem assim têm uma sensação falsa de poder. Contudo a Palavra indica por onde se deve caminhar. “Ela nos ensina a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade” (Tt 2,11). Usar de compaixão é o itinerário para a fidelidade ao Senhor.

Quando alguém anda fora desse caminho, não está correspondendo à condição de filho amado de Deus. Você acha que está?

Pela correspondência ao amor do Pai é possível saber quem é o Filho

 

Eu, diante da Palavra

Dignidade

16 Ele (João) tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.” (Lc 3,16)

Que atitudes minhas manifestam que sou digno de me aproximar do Senhor?

Filho amado

22 E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição” (Lc 3,22).

Minhas ações manifestam que sou o filho amado de Deus?

 

Espírito Santo

38 Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele”  (At 10,38).

Quais as manifestações de que o Espírito Santo está comigo?

 

Minha prece

Senhor, tenho a dignidade de ser vosso filho.
Puro dom de vossa bondade.
Vós me amais, assim como amais vosso Filho Jesus.
Obrigado, porque me batizastes com o Espírito Santo,
e desde então sou templo dele, templo de Deus.
Quero me esforçar para fazer o bem a todos,
como Cristo Jesus meu irmão.
Para isto fui chamado por vós, Senhor,
e para isto me destes o Espírito Santo.
Com ele agindo em mim,
quero merecer ser chamado vosso filho.
Que assim seja, Senhor.