Maria e seus títulos

Maria e seus títulos

Maria e seus títulos

     Maria tem lugar na vida do cristão porque foi alguém que viveu humildemente, sem se vangloriar por ser a Mãe do Filho de Deus. Nós nos orgulhamos por muito menos, não?

Humildade – Virtude pouco valorizada hoje.  Com mais frequência são elogiadas as pessoas que aparecem. Igualmente aquelas que têm poder. De modo especial são exaltadas as pessoas bem sucedidas materialmente.  Neste contexto de exaltção Maria não tem lugar. Ou tem exatamente aí? Tem. Ela é lembrada como a humilde serva do Senhor e é sinal de que este caminho humano de exaltação não leva à felicidade. O caminho de Maria, porém, não encanta a todos.  Encanta seus devotos, os que se esforçam para viver a Palavra de Deus. Por que a estes? Porque estes se empenham para encarnar a mensagem de Jesus. Aqui Maria tem algo a ensinar. Pode dizer porque foi testemunha dele, esteve presente em todos os momentos da sua vida, do nascimento à ressurreição. Todo cristão que não se iguala a Maria, em sua simplicidade e humildade de coração, não está sendo verdadeiro cristão.

Lugar de Maria – Frequentemente os católicos são acusados de colocar Maria no lugar de Deus. Não é isso que fazemos. Os católicos dão a Maria o reconhecimento que ela merece como Mãe do Salvador. Uma pessoa que mereceu este privilégio não pode ser bendita? Deve ser ignorada? Tratada como uma mulher qualquer?  Não. Não se pode ignorar também a dádiva feita pelo Salvador, do alto da cruz: “Filho, eis aí tua mãe”. Para que mais claro? Ela deve ser venerada, sim, como alguém especial que agradou ao próprio Deus. Ela é alguém que estará sempre nos lembrando: “fazei tudo o que o Senhor vos disser”.

Nossa Senhora e seus títulos.  São centenas deles. Sabe como surgiram? Surgiram com base nos lugares em que Maria se manifestou, como Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, ou como destaque de sua participação em eventos da história da salvação, como Nossa Senhora das Graças, Virgem Maria, Nossa Senhora. Como Mãe, Maria se faz presente em diferentes momentos e de diferentes modos na vida dos filhos. Seus títulos a exaltam como intercessora junto a Deus.

     Por que o título de Nossa Senhora Aparecida? Porque lembra o aparecimento de Maria a pescadores, pessoas simples. Já observou que a pele dos pecadores é queimada pelo sol?  Então, houve aí um recado de nossa mãe a todos os seus filhos: Ela é mãe de todos! Com a pele escura ela quis dizer que é mãe de todos, independentemente da cor da pele. Mãe de todos. É modelo de mãe e de filha para os negros, assim como a todas as raças. Chama-nos à comunhão.

     Que Maria tenha lugar sempre mais evidente em nossa vida.  Seja acolhida como Mãe, como modelo de filha, como exemplo de quem soube encarnar a Palavra de Deus,  física e espiritualmente. É nossa missão viver em plenitude a mensagem de Jesus, vivendo humildemente entre nós e com os santos que já chegaram ao Reino.

     Que nossa Mãe nos ajude.

Eu diante da Palavra

Pensar nos outros
3 A rainha respondeu: “Se achei graça a teus olhos, ó rei, e se ao rei lhe parecer bem, concede-me a vida, eis o meu pedido; salva meu povo, eis o meu desejo”.(Est 7,3).

A rainha Ester não pediu em seu favor ao rei, mas em favor do povo. E eu, peço sempre em meu favor?

Maria pensou nos outros
5 Disse (Maria) , então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”. (Jo 2,5).

Procuro fazer também o que Jesus diz?

Filho para reger as nações
5 Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.(Ap 12,5).

Deixo-me reger pelo Filho que Maria nos deu por irmão?

 Minha prece

Maria, ensinai-me a viver segundo vosso Filho.
Aparecestes aos pescadores
E recebestes o nome de Nossa Senhora Aparecida.
Quero viver os vossos valores.
Que vossa aparição e os vossos ensinamentos
Não tenham sido em vão.
Abençoai-me como mãe, Senhora Aparecida.
E intercedei por mim junto a Deus.
Que assim seja.