Manifestação do Senhor

Manifestação do Senhor

                                                                                                                                               04/01 – Epifania do Senhor

     A palavra epifania vem do grego (πιφάνεια) e significa “a aparição; um fenômeno miraculoso”. A Epifania do Senhor é uma solenidade religiosa cristã que era celebrada no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal. No entanto, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969, passou a ser comemorada no 2º domingo após o Natal. A epifania nos recorda que naquele cocho onde nasceu o filho de Maria, estava uma criança especial. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora(Is 60, 3).

Manifestações. O que a solenidade da Epifania do Senhor tem a nos dizer hoje? Tem a falar que devemos comemorar a revelação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai. Os pastores no-lo mostraram. Neste sentido, com a visita dos magos aconteceu a primeira grande manifestação de Jesus. Apenas aí? Não. Segundo nos relata a Bíblia, Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas, em diferentes momentos ao longo de sua passagem pela terra. Sua vida foi uma revelação de sua pessoa e de sua missão. Entretanto, podem ser destacadas algumas manifestações privilegiadas de sua divindade. Além desta perante os magos do oriente (Mt 2,1-12), cabe lembrar a manifestação clara como Filho de Deus no batismo de João Batista no rio Jordão, quando uma voz disse: Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado” (Mt 3,17); na transfiguração: “E, da nuvem, uma voz dizia:Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!’ ” (Mt 17,5); no milagre de Caná, quando começou seu ministério público.: “Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2,11). São algumas das manifestações privilegiadas da divindade de Jesus. Enfim, se estivéssemos entre os povos daquela época, teríamos acreditado que aquele menino era Deus e o teríamos adorado como os magos?

Magos do Oriente. Eram pessoas instruídas. Visitaram Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Eram três mesmo? Não se sabe com segurança. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus. Como está registrado que deram três presentes, inferiu-se tradicionalmente que tenham sido três os pastores. Contudo, Mateus não especificou quantos eram. Sobre os nomes deles – Belchior, Melchior e Baltazar – não são mencionados na Bíblia. Vieram da tradição cristã. Isso não diminui, entretanto, nossa fé. Importa que foram visitar Jesus, o mesmo Jesus que também está entre nós, especialmente na Eucaristia. Nós o visitamos? Nós o adoramos como fizeram aqueles sábios do oriente? Na pessoa de um menino, um Deus nos foi dado.

Nascimento e Infância. Que ensina o Evangelho sobre os Mistérios do nascimento e da infância de Jesus? Sobre estes momentos da vida de Jesus, os relatos no ensinam que no Natal, a glória do Céu manifestou-se na debilidade de uma criança; na Epifania ocorreu a manifestação do Rei-Messias de Israel a todas as gentes; na sua apresentação no templo, com Simeão e Ana, foi  revelado que ele era a esperança de Israel, seu Salvador; na fuga para o Egito e na matança dos inocentes foi anunciado que toda a vida de Cristo estaria sob o sinal da perseguição; o seu regresso do Egito recordou a caminhada do povo hebreu no deserto e a apresentação de Jesus como o novo Moisés: Ele era o verdadeiro e definitivo libertador. Esse mistério em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito” (Ef. 3,5). Foi manifesto especialmente a nós pela tradição e pelas sagradas escrituras!

Que as manifestações de Jesus como Deus, não tenham sido em vão para você, para mim. Ou foram? É sempre tempo de parar, avaliar a vida que se leva e tomar uma posição. O brilho da Epifania do Senhor, não pode passar despercebido por nós.

Veja também: Epifania

Eu diante da Palavra

Encaminharão

As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora(Is 60, 3).

Vivo caminhando sob a luz de Deus?  Em que se diferencia meu modo de vida, daquele modo de viver de pessoas que não vivem bem sua fé?

Filho amado

Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado” (Mt 3,17)

Sinto-me como filho amado por Deus? De que modos percebo o amor de Deus por mim?

Manifestação atual

Esse mistério em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito” (Ef. 3,5).

Tenho procurado conhecer a vontade de Deus através da leitura da Bíblia?

Minha prece

Senhor Jesus Cristo, obrigado por tua manifestação como Deus e como homem.
Obrigado pelos milagres que manifestaram teu poder.
Obrigado por teres cumprido as escrituras que preveriam a vinda do Messias.
Obrigado pela luz divina que me foi concedida para iluminar meu caminho!
Que não me falte tua luz!
Que eu não não deixe de caminhar guiado por ela.
Assim seja.