Perguntas frequentes

1. Qual o objetivo do site Meritocat?
Oferecer subsídios litúrgicos para os que exercem o ministério do canto nas missas. 

2. Como se mantém o site Meritocat?
Com a contribuição financeira de  2 voluntários.

3. Quais os critérios para um canto ser sugerido no site Meritocat?
Para ser sugerido no site Meritocat o canto precisa ser adequado para o momento ritual da missa e para o tempo litúrgico que está sendo celebrado. Para evitar que sugiramos inadequadamente algum canto,  apresentamos aqui apenas sugestões que sejam indicadas por quem entenda de liturgia, ou seja:
a) pelo hinário litúrgico da CNBB ou algum subsídio divulgado por ela;
b) por folheto litúrgico de alguma diocese ou folheto litúrgico de circulação nacional;
c) por livro de cantos de alguma diocese ou por livros de cantos  de editora católica com divulgação e utilização nacional;
d) por site especializado em liturgia.
Preenchendo algum desses critérios, presumimos que o canto sugerido passou pela avaliação de alguma autoridade litúrgica.

4. Posso oferecer também sugestões de cantos?
Sim. Pode enviar o link da música em mp3 junto com a partitura e a cifra para  email atendimento@meritocat.com.br. Não se esqueça de informar em qual dos critérios elencados na pergunta 3 sua sugestão se enquadra.

5. Posso sugerir artigos para serem publicados no site Meritocat?
Sim. A Equipe Meritocat avaliará. Estando dentro dos objetivos do site, poderá providenciar a publicação.

6. Vocês enviam partituras, cifras, mp3 de alguma música, se alguém precisar?
Infelizmente não temos estrutura para esta atividade. Somos voluntários que, além de seus compromissos como todo mundo, procuram se dedicar semanalmente ao objetivo do site. O que está ao nosso alcance é oferecer o que está aqui no site.  Entretanto, você pode fazer o seu pedido para os visitantes do site, no espaço dedicado a comentários, que publicaremos.

7. A forma como são disponibilizados videos infringem direitos autorais?
A forma de postagem das músicas está de acordo com orientações recebidas do ECAD, que foi consultado antes do lançamento do site, com vistas a não incorrermos em ilegalidade quanto a direitos autorais. Nenhum video ou áudio está hospedado neste site.

8. Por que são colocados “Outros” cantos e não canto final?
Porque o canto final pode ser de natureza variada. Pode ser de acordo com o tempo litúrgico, mariano, do padroeiro… e assim por diante. Veja mais detalhes no artigo Partes da missa-Canto Final. Além de possíveis cantos finais, colocamos também em “Outros” cantos que estão de acordo com as leituras do dia, ou com o tempo litúrgico, ou com a festa celebrada, ou servem para mais de um momento do rito da missa. São opções oferecidas para que  a equipe litúrgica analise e utilize no momento em que achar mais adequado, se necessário. A maioria deles são adequados para canto final.

9. Por que são colocadas nos vídeos apenas partes dos cantos e não integralmente?
Porque os vídeos ou áudios aqui apresentados têm o objetivo de proporcionar apenas amostras dos cantos litúrgicos, suficientes para os que desejam aprender e cantar nas liturgias. As músicas completas poderão ser adquiridas em estabelecimento que comercialize músicas católicas ou pela internet nos sites especializados.

10. Em alguns videos a música é cantada com uma letra e no video aparece outra. Por que não colocam uma gravação com a letra correta?
Porque não temos uma gravação confiável com aquela letra. Nossos videos são feitos com áudios obtidos de cds. Quando baixados da internet, procuramos antes identificar se o áudio dá a entender que proveio de cd ou de uma fonte fidedigna. Atendendo a nosso objetivo de oferecer subsídios seguros a nossos visitantes, ao invés de apresentarmos videos com áudios cuja credibilidade seja de difícil comprovação, preferimos apresentar um video com áudio confiável, a letra adequada para o domingo com a mesma melodia, e deixar para o cantor fazer a sincronização da letra, conforme  entender que seja correto. Os próprios encartes dos cds com cantos do Hinário Litúrgico da CNBB trazem indicações de várias letras que são cantadas com a mesma melodia de determinada faixa do cd. Utilizamos também o mesmo critério quando não dispomos de áudio com melodia e letra de determinado canto.